RELATO... pq todos vao no contraforte do grajau e fazem a 12 de fevereiro ????

agostinho sequeira mandou pra lista

ola amigos

nao sou muito de fazer relato, mas essa furada merece relatar ate para dizer q a ana e casca grossa mesmo !!! rsrsrs....

marcamos neste sabado eu e aninha para uma escalada no grajau, a tarde, la pelas 15:30 nos encontramos seguimos ate o parque e decidimos tentar uma das vias do contraforte, pois pelo horario e pelo tamanho das vias da face norte, ficaria dificil de completar uma das vias de la ainda com luz do dia...

faz muito tempo q eu nao ia ate o contraforte... provavelmente uns 8 anos (to velhinho..... meus netinhos !!!!) e me lembrava q a canaleta q dava acesso as outras vias do contraforte era bem aberta e o acesso as outras vias apos a 12 de fevereiro nao era complicado.. decidimos fazer a ancelmo pires uma via de 4º grau constante.. queria dar uma treinada guiando uma via q nunca entrei... convenci a aninha (tadinha....) e fui na frente dentro da canaleta meio q solando a a aninha foi vindo de chinelo... ate a por conta da agua q descia na canaleta ela teve q por a sapatilha... eu fui subindo mais um pouco, me esgueirando entre o mato q esta bem fechado, nem precisa dizer q a essa altura ja estava todo arranhado e quase desistindo.. mas teimoso como todo milico (missão dada, missão cumprida !!!) rsrsrs...

cheguei a um ponto q iria precisar colocar a sapatilha, esperei a aninha chegar... muito valente e aquele soriso lindo q ela tem ja estava quase indo embora, acho q ela em outra vida tb era milico, rsrsrsrs... me encordei (lais de guia na cintura), pus a sapatilha e segui em frente, mais um pouco de arranhões e cheguei ate onde parecia ser a base da via, q começa num interessante diedro.. aninha veio e ao observamos onde nos encontravamos, reparamos q nessa brincadeira de seguir pelo mato ja estavamos bem alto, fato confirmado ao observarmos q a via tinha apenas 08 grampos.... me equipei direitinho: costuras, sapatilha, boudrier, capacete, .... e la fui eu para o diedro... para variar, toda fenda abandonada fica cheia de mato e
logo no inicio foi um salseiro danado, tendo q me livrar dos galhos na via ... alem de que a pedra estava bem suja.. nao passando muita tranquilidade e segurança.. ao perceber q o 1º grampo ficava muito alto, quase no meio do diedro, dei uma tremida, mas me lembrei do meu anjo-da-guarda... vanessinha!!! que deixou alguns friends comigo.. e que eu sempre deixo dentro da mochila para algum inconveninte... assim, meio desequilibrado, retirei os equipos, e consegui melhorar a preoteçao do diedro com mais 02 friends, alem dos 02 grampos q existem la... fui seguindo, realmente e bem interessante, um 4º grau constante ate 6º grampo, onde me ancorei... q fica mais
interessante em funçao da sujeira.... nao senti firmeza de forma nenhuma no posicionamento dos pes.. assim sobrou para os dedos q fizeram quase todo o serviço, logo depois veio a ana.. nao pude ajudar muito , pois como sou mais alto, onde eu colocava a mão ela nao alcançava, mas valente como ela é, foi fazendo seu caminho, passou muito bem pelo diedro e quase tranquilamente, pois tb nao estav com confiança nos pes.. chegou em mim.. os 02 ultimos granpos foram relativamente faceis, chegamos no topo, onde encontramos uma parada dupla nova, ja passava das 18h escureceu, e posso dizer q apesar do sufoco,... o visual era fantastico.. confirmado pela ana, pois o soriso tinha voltado.. observamos o topo e proximo da parada dupla nova, havia uma caixinha daquelas q se coloca o livro de cume, presa por um cabo de aço em outro grampo, infelizmente estava sem tampa e vazia.... infelizmente abandonada, assim nao conseguimos registrar nossa subida..

decidimos rapelar pela parada dupla nova e torcer para q cruzassemos com a 12 de fevereiro, assim nao seria necessario retornar pelo meio do mato... descemos em 02 rapeis ate um plato de mato onde estava fixada uma corda em outra parada dupla.. e ai descobrimos q esse era a corda onde um maluco q nao me lembro o nome fica brincando de andar na corda bamba... fiquei meio que na duvida se o proximo rapel seria por ali... fizemos uma busca mais para a esquerda do plato e achamos uma parada dupla q a anainha confirmou ser da 12 de fevereiro.. respiramos aliviados e apos mais 02 rappeis, chegamos na canaleta.. ufa !!! ´posso dizer q e uma via bem interessante, assim como a q existe ali lado dela, acho q o nome e passatempo, começa na mesma base, em uma horizontal, seguindo um veio de cristal, infelizmente o
mato tomou conta do acesso e se alguem quiser repetir, tera de passar por essa furada... acho q o mais facil, ou mais divertido, seria fazer a 12 de fevereiro chegar ao topo e rapelar para a base das vias.. fica a sugestao.. como todos sabem, adoro uma furada, se alguem pensar em ir la novamente, podem me chamar.. rsrsrs.. e pelo q vi da ana.. acho q podem chamar ela tb!!!

obrigado a aninha pela sua determinação,
grande abraço a todos
agostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário