Relato de escalada - Bonde do Morro do Telégrafo

Claudio França mandou pra lista.

Lá vai o relato então! Espero que não fique longo!


Chegamos no parque por volta 8 horas da manha. Éramos 5, eu, Agostinho, Ana Araujo, Brigitte e Marcos Dias. Decidimos fazer duas vias, primeiramente o paredão Emil Mesquita, no Morro do Telégrafo, uma tranqüila via de 3º com um crux de 5º e cerca de 200 metros. E depois colocar um top na primeira enfiada da via dos Buracos (7º VIIb). A via só tem duas enfiadas, e como a primeira só tem 30 metros dava para colocar um top na primeira enfiada toda, que tem o lance de 7a. Com isso em mente seguimos pela trilha, que é relativamente curta, durando no máximo 15 minutos da entrada a base.


Na base descobrimos que estava faltando uma corda, havíamos nos confundido sobre quem traria a terceira corda e acabamos trazendo apenas duas para 5 pessoas, e a terceira corda acabou ficando no carro. Então, para agilizar, decidi subir solando na frente, liberando assim uma corda para cada dupla.

Perguntei se alguem se importava em eu solar e como ninguém estava contra e também como o traçado da via não oferecia risco de eu cair em cima de ninguém, segui partindo na frente. Filmei quase toda a escalada com a Go Pro acoplada ao capacete. Até que ficou bacana! Demorei aproximadamente 15 minutos para concluir a via toda. Ainda passei da ultima parada dupla por cerca de 5 metros por um caminho falso entre as bromélias. Acabei tendo que dar uma desescalada meio que segurando nas bromélias. Depois que me prendi
na parada percebi o livro de cume escondido atrás da bromélia. Assinei e fiquei lá esperando a galera. Dessa parte em diante só a galera pode relatar como foi pois só acompanhei o final da escalada deles. Mas posso dizer que vieram muito bem, para todos foi um grande passeio com aquele visual de tirar o fôlego!! Acho que em uma hora e meia quase todos já haviam terminado a via. Ainda filmei e bati foto da galera chegando no final da via.


Quando o Agostinho começou a rapelar para uns 4 grampos mais abaixo, para ficar mais confortavel e liberar espaço para a Ana que já estava quase chegando na ultima parada, na segue do Marcos dias, aproveitei para rapelar também até essa rampinha um pouco abaixo. Assim que a Ana passou por mim, me  soltei da parada e para adiantar desescalei a via toda. Fiquei lá na base esperando a galera por cerca de 20/30 minutos. Depois que todos chegaram partimos para a via dos Buracos.


O croqui da trilha até a base da via é fantasticamente preciso, coisa rara. Apenas o final deu uma confundida, demos uma varada no mato e conseguimos achara base. Quando chegamos lá ouvimos gritos de GRAAL para todos os lados. Vimos Rinaldo e Guizzard na Agulhinha e o resto da galera toda descendo o costão de Itacoatiara. Nessa hora o Agostinho grita BiCHONA a plenos pulmões rs.


Me equipei e segui guiando para montar o top na primeira enfiada que é dividida em duas partes, uma rampa de 3º bem suja e uma fenda de 7a aberta, sem possibilidade de proteção móvel, por isso ela é grampeada. Consegui mandar a primeira enfiada mas tive que dar uma roubadinha para costurar o ultimo grampo já que a possibilidade de queda em um platozinho não ajudou o meu psicológico rs. Depois do top armado, foi a vez da galera entrar. Todos foram muito bem, só não conseguindo fazer a parte final que é um lance de
bastante força mesmo. Parabéns a parte para o Marcos Dias que conseguir fazer o lance na segunda tentativa.

Esses 4 estão escalando pra caramba, super leves e rápidos. Foi um prazer escalar com todos vocês!

Abs

--
Claudio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário