SUBIDA AO MONTE RORAIMA - RELATO

De: agostinho sequeira

ola galera
              bem, como estou com um pouco de tempo aqui na venezuela, esperando embarcar p o salto angel, resolvi comecar o relato da subida do raraima, enquanto ainda esta fresca na mente....
              como todos sabem, vinhamos  em um grupo planejando essa viagem, infelizmente por motivos diversos, apenas eu, marco dias, brigitte e marluce chegamos ao final do processo, bem aprencisos e cheios de duvidas sobre o q iriamos enfrentar em terras tao distantes.... e qdo pensavamos q estava tudo certo, eis q surge mais uma baixa inesperada.... a querida marluce fica pelo caminho em virtude de um erro grosseiro da companhia de voo (a gol) q cancelou seu voo e perdeu sua bagagem.... com a coitadinha perdida em manaus apenas com a roupa do corpo !!!!!... mas segundo ela, lhe foi providenciado boas roupas !!!! kkkkkk..... TODAS !!! kkkkk....
              e la estavamos nos, em santa elena, tendo q fazer uma alteracao em nosso planejamento de 08 dias para 07 para podermos encaixar dentro do nosso orcamento (infelizmente, tal atitude nao se mostrou vantajoza e aconselho a todos q desejem conhecer todo o monte roraima, q procurem um pacote de 08 dias mesmo, explicarei abaixo)
              fizemos nosso pacote pela mistic tour, os valores estao com o marco e a marluce q poderam disponibilizar, mas de antemao tendo feito comparacoes com outros grupos, inclusive com grupos  q vinham de agencias la no brasil, percebemos qfoi extremamente vantajoso essa nossa decisao de acertarmos o pacote em santa elena.
                   combinamos o inicio p o dia 11, em uma aldeia indigena chamada PARATEPUI, a 1.000m, iniciamos bem cedo e teriamos 21 km de uma subida suave e constante no primeiro trecho, o acampamento do rio tek, onde nos pacotes normais se acampa e um pouco mais forcada na metade ate o conhecido acampamento base, aos  pes do monte roraima, a aproximadamente 1.800m, chegamos e nossos guias rapidamente providenciaram a montagem do acampamento e a comida, posso dizer q isso foi feito ao longo dos dias e e uma comodidade q nos deixa muiiiiito mal acostumado... kkkkkkk....
                   no 02 dia da caminhada, 12 mar, q no pacote ja era o 03 pois o pernoite na aldeia contou como o 01, falha no entendimento da lingua !!!!... fizemos o trecho mais puxado e mais bonito na subida, saimos do acampamento base, e em uma subida constante e forte, chegamos aos 2.700 metros do cume do roraima, passando pela famosa, passagem das lagrimas, um verdadeiro espetaculo visual e pela trecho final conhecido como "a rampa", e assim q chegamos  nos maravilhamos com as formas  do topo, pareciamos q haviamos sido transportados para outro mundo ou uma era bem antiga do nosso planeta... muiiito dificil de descrever..... bem, chegamos ao "hotel", como eles chamao as lages de pedra q protegem as barracas das chuvas e vento e descansamos, depois  percebemos q essa atitude foi uma "malandragem" dos guias  e nos fez perder um dia de atividade....
                   acordei la pelas 16h, brigitte estava passeando e o marco continuou dormindo, eu aproveitei p dar uma volta.....
                    no 03 dia de caminhada ou 04 do pacote 13 mar, o guia nos informou q nao seria possivel avancarmos ate o outro hotel, o quati, situado no lado brasileiro e proximo da ponta norte do tepui, houve uma pequena discussao a respeito das condicoes do pacote e no final ele concordou em apenas fazer a caminhada ate os pontos mais distantwes do tepui, o famoso lago glayds , distantes a mais de 20 km do nosso hotel, e assim fomos, no inicio empolgados com as varias fotos q fizemos.. mas  qdo chegamos no pto triplo, e o guia nos informou q seria dificil alcancar a meta, decidimos guardar as camerar e meter o sebo nas canelas..... seguimos  quase correndo pelo topo, em determinado momento eu e um guia nos afastamos e acabamos chegando ao lago glayds as 14 h, logo chegou o outro guia q informou q o marco e a brigitte preferiram parar em maravilhoso lago a cerca de 30 minutos  de onde estavamos, como ja estavamos atrazados, rapidamente retornamos , juntamos o grupo e partimos  de retorno, passamos pelo local conhecido por el fosso e infelizmente pegamos um trecho final de cerca de 01 hora e meia na noite fria do topo... mas como todo graalense sabe, roubada e conosco e mantemos  o ritmo chegando no hotel as 19:20.... cansados mas bem satisfeitos...
                   no 04 dia da caminhada ou 05, dia 14 mar, fizemos um paseio light mas muito bonito, tendo passado por varios mirantes proximos a borda do tepui, vale dos cristais e as conhecidas jacuzzis, lagos em forma de banheiras, aproveitamos para um banho revigorante, retornamos ao hotel e a tarde subimos  ao pto mais alto do raraima, chamado de carro, situado a 2.850m de onde pudemos apreciar a maravilhosa vista da rampa, da trilha desde o paratepui, de todo o topo... um verdadeiro espetaculo de encher os olhos !!!!!..
                   no 05 dia, ou 06 do pacote, dia 15 mar, MEU ANIVERSARIO... recebi uma bonita homenagem do grupo, um presente do marco e brigitte com um belo parabens  em portugues e espanhol....  so posso dizer uma coisa !!! emocionante... e sera algo q ficara guardado no coracao, obrigado !!!!!. bem, retornando, dia de desmontagem do acampamento e retorno ate o acampamento do rio tek, caminhada tranquila, infelizmente o preco pelos dias abertos la no topo foi q todas as cachoeiras q vimos no dia da subida estavam secas, ate a passagem das lagrimas  estava com seu choro contido... kkkk.. a caminhada em funcao do sol forte foi puxada, mas  recompensada pelo bom banho no rio tek assim q chegamos, o local estava animado cheio de barracas, muitos indo, outros vindo, varios brasileiros, muito papo ate altas horas e a ansiedade do retorno.....
                  no ultimo dia, chegamos  em paratepui as 12h almocamos, rimos muito e pegamos o carro p santa elena e em todos o sencacao de missao cumprida e ao longe a silhueta do local q agora esta mais perto de nos, obrigado monte roraima !!!!!
                  grande abraco a todos, espero q tenham paciencia p ler tudo e podem ter certeza q tentei ser o mais breve possivel, espero em breve colocar as fotos