[FEMERJ] Convite: inauguração da obras de reforma e ampliação da sede do Parque Estadual do Desengano

De: André Ilha

Caros e caras,


No dia 13 de abril, sexta-feira, em Santa Maria Madalena, às 16 horas, teremos a solenidade de inauguração das obras de reforma e ampliação da sede do Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena. Tais obras incluem, dentre outras: a pavimentação (com bloquetes de cimento intertravados) da estrada que liga a entrada à sede do parque e ao seu centro de visitantes; reforma de diversas edificações do parque e do nosso horto central, que também fica lá; construção da residência funcional da chefe do parque (que não escala, mas acha muito legal e incentiva a atividade); e implantação, a pedido do conselho consultivo da unidade (!), da chamada "Trilha da Cascata" - na verdade um segmento de uma trilha bem maior conhecida como "Circuito da Cascata" (ver pág. 222 do Guia de Trilhas do PED), que recebeu melhorias e facilidades para permitir receber um fluxo bem maior de visitantes.

Também foi construída uma guarita na estrada de acesso a este setor do parque, instalada sinalização informativa, e o DER e a prefeitura da cidade melhoraram substancialmente a estrada que leva até a localidade de Morumbeca dos Marreiros, ponto de partida para diversas trilhas, inclusive e especialmente a trilha para o Pico do Desengano, ponto culminante do parque e de toda aquela serra espetacular. Aliás, numa nota muito interessante, recentemente o prefeito Artur Garcia, de 73 anos (!), subiu o Pico do Desengano pela caminhada e bivacou no cume!!!

Depois da solenidade, teremos uma festa animada por um grupo de forró, e nos dias seguintes, claro, caminhadas no parque e/ou em seu entorno. E para quem quiser escalar, as pedras estão lá.

Abraços,

André

P. S.: aproveito para informar que fechamos com a Light a elaboração e publicação, até o final deste ano, do Guia de Trilhas do Parque Estadual da Pedra Branca, nos mesmíssimos moldes do do Parque Estadual do Desengano, e em parceria novamente com o Instituto Terrabrasil. Estamos também negociando com outra empresa o do Parque Estadual dos Três Picos, mas isto ainda não foi fechado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário