participando numa conquista do Leone


From: "Brigitte Cunha"

Gentes ,
Leone falou que quer ler meu relato !Vou tentar .
Na quinta me encontrei com ele, e Marcio Gonçalvo a 7 da matina na praça .Começou muito bem , adoro passar pelas Paineiras.
A aproximação  da nova via é a mesma que do macaco prego ,mas antes dela .
A base já é uma cheminée largona de 10 m .Dei meu jeito para subir ,mesmo com a unica ponta boa para se issar tendo se soltada nas minhas mãos ( tamanho de uma bola de foot que por pouco cai na cabeça do Marcio !)  .
 A cheminée é formada pelo espaço feito entre a parede e um monte de pedronas empilhadas e, no topo ,tombadas contra a parede por uma pedrinha empressada (com cara que um dia vai bascular no vazio!!!)que é o unico ponto de partida para a escalada na parede .Dai ,tem que colocar a pontinha do pé esquerdo na extremidade da pedra que vai bascular (segundo eu ) ...e abrir ,abrir o maximo que pode a perna direita (tipo o que se faz numa aula de alongamento puxada!) fazendo o que pode para que a ponta do pé direito atinge a base de um arvorizinha que resolver tomar raiz ali na pedra (ainda bem !) .Até que as mãos  seguram uma boa fenda ,mas não consigui sair dessa posição ,não achei agarras de confiança para iniciar a escalada como o Leone fiz na maior facilidade ! Não foi um problema ,pois Leone tinha deixado uma corda fixa e froxa na horizontal ,assim relembrei o prussikar ,e adorei a acrobacia ...além de que tinha um outro arvore como apoio de pé ...tranquilo! Assim cheguei na primeira parada dupla .
Enquanto Leone tava auxiliando Marcio ,me instalei confortavamente na base de uma outra arvore crecendo na pedra em forma da balanço.Quero dizer sombra e cadeirinha !Nem as mutucas chegaram a me incomodar .
Depois desse empreitada a escalada começou de verdade até aonde Leone já tinha batido os grampos (esqueçi quantos ).O começo é dificil ,vertical sem muitas agarras obvias e exige um pouco de força .Mas depois melhora muito,fica gostoso ,a pedra é aderente e a movementação prazerosa .
Acabando a grampação já exitente ,começou a conquista.
Conheçi um novo ferramento :o cliff .
Vi Leone furando a parede para enfiar meio centimetro do cliff daonde é clipado os estribos ,de onde Leone se apoia e avança na parede ( quando é liso),o que vai ser num trecho final e vertical da via que não tem agarras (vai ter que fazer em artificial).
Antes dessa parte ,assiti a colocação de 9 grampos e escalei conforme o avanço do traçado da via ,que era comentado e decidido entre Flavio e Marcio .Nessas alturas, o forte sol , a falta de vento e a imobilidade prolongada nas paradas ,cansavam um pouco ...mas não por muitos tempos ,não demorava tanto até Leone nos chamar para serem os primeiros seres humanos a pisar nesse local !
Nesse dia a via avançou de 50 m .Acho que com mais um dia ,Leone termina os 20 m faltandos e melhora as partes complicadas, aditionando chapeletas.
O rapel final é bem prazeroso , no vazio (Por pouco prendi meus cabelos no freio!).
Vou finalizar agora ,dando toda minha admiração a Leone!E agradecendo por ele ter me colocada no Graal.
Brigitte

Nenhum comentário:

Postar um comentário