Relato Galloti - 26/10/2011

Kranner

Relato Galloti - 26/10/2011
26 de outubro de 2011, 7h30min: hora marcada; 7h45min: partindo para a pista Cláudio Coutinho; 8h45min: começo da escalada; 13h: tirado o excentric do início da última chaminé e começo do rappel; 15h: guardando o equipo na mochila; 16h: no Baratinha da Urca comendo e bebendo; 21h despedidas, voltando para as casas.
Degustação de cerveja no Baratinha da Urca...rs
4h30min de escalada e aventura, até faltarem 3 grampos para o cume, até a falta de coragem, até o grito final: “- Isso aqui é a visão do inferno! pontas de pedra! a chaminé se abrindo! o mar ali embaixo!” e para finalizar: taquicardia, tudo tremendo e a perda de sensibilidade da rocha - pânico. O bom senso fez descer.
O rappel da Galloti, com um corda de 60m é muito tranquilo (com a minha de 45m: pesadelo). Não é necessário passar por dentro da qualquer chaminé. Os pontos de parada (do rappel):
  1. no platô entre a P5 e a P6;
  2. P5;
  3. 2º grampo entre P3 e P4;
  4. abaixo da lasca de pedra antes da P3, em platô;
  5. 3º grampo entre a P2 e a P3;
  6. parada dupla antes da P2, entre a P1 e a P2;
  7. primeiro grampo da via, no caso, entre a Base e a P1 e
  8. até a base. Foram 8 rappéis.
Como é a pedra? Lisa e escorregadia. Parece que ensaboaram e não enxaguaram direito. O excesso de limo seco indica que é uma via muito sensível  a chuva. Então escalar com no mínimo três dias sem chuva.
E como foi a ascensão? De posse da 3ª edição do Guia da Urca partimos para nossa aventura: Rinaldo Benevides, participando, e Sandro Marschhausen, guiando.
A primeira parada (P1) do Guia da Urca é um platô, com uma árvore logo depois do primeiro grampo, mas uma corda de 60m chega a uma parada dupla (confortável) a 5m ou 6m do platô da P2, onde foi, de fato, nossa primeira parada.
A P3 (nossa segunda parada) é onde se pode seguir para a chaminé stop. O trecho de escalada, antes da primeira chaminé, é um IV+, na interpretação da dupla (por média aritimética - kkk, mas o manual indica V), que se tiver úmido vira um “quintinho” (ou impossível dependendo quem opinar), o que tira o V é uma agarra de mão a mais-ou-menos 1m à direita do 1º grampo.
P2 para P3: É um trecho de escalada (lance de quinto), uma chaminé, uma oposição e uma segunda chaminé até a P3.
O advertência para esse trecho, entre a P2 e a P3, logo depois da pequena oposição: É PARA ENTRAR NA CHAMINÉ!!!!!!, de costas para o mar, entre a gigantesca lasca de pedra e o fundo da chaminé. É UMA CHAMINÉ TODA FECHADA!!! parece uma caverna, depois do meio dela, bem à esquerda, para dentro, encherga-se o grampo de proteção da chaminé.
   
Visão do local de transição da Galloti para a Stop, na P3. À direita: olhando para baixo, à esquerda: por onde seguir.
P3 para P4: Logo na saída deve-se seguir para a direita. Não é óbvio porque o trecho está coberto de vegetação. Depois de varar o mato vem uma escalada de IV que inicialmente parece difícil e exposta mas não é. Até chegar a P4 ainda deve passar por mais mato.
Caminho errado da P3 para a P4 - não subir por esse caminho.
Caminho certo da P3 para a P4 - seguir para a direita depois da P3. Recolhendo a corda depois de rappelar pelo caminho errado kkkk.
Da P3 para a P4 é um trepa-mato, começando em um belo bico de pedra à direita. Há um caminho certo para seguir e um caminho errado, a 4ª edição do Guia da Urca frisa a existência desses desse dois e os ilustra, coisa que a 3ª edição não tem.
Continuando, a peregrinação entre a P3 e a P4 é um trepa-mato, seu início é totalmente tomado por vegetação, não parece que é via. O grampo da P4 é alto, mais-ou-menos uns 2m acima do platô. Depois desse grampo é um lance de VI-técnico-com-oposição e se a corda vier lá da P3 a queda SERÁ DE PLATÔ (NÃO PROSSEGUIR).
Cuidados da cordada entre a P3 e a P4: i) NÃO SUBIR a fenda em linha reta na frente da P3, que parece a linha da via (pois não é), SEGUIR para a direita, pelo trepa-mato: é a linha da via (que não parece ser); ii) parar na P4 e não continuar a guiar com o participante na P3, pois se cair, será queda no platô com o esticar da corda.
P4 para P5: É uma escalada de um lance. Mas é muito difícil. Está graduado como VI e mesmo usando o grampo (A1) ainda sim é chato. Passando do perrengue vem mais vara mato.  
Da P4 para a P5 é um VI técnico com oposição e depois disso um trilha suave. Para passa do trecho de VI subi pela direita do platô e costurei e há uma horizontal em que o participante enxerga todas as agarras e o guia não vê nada (ainda bem que o participante deu as colas).
Depois de passar do VI da Galloti, a segunda proteção é um excentric.
Para passar e continuar a ascensão fiz uma oposição para ganhar altura e abraçar, por cima, essa rocha de oposição. Sentei nesse bico de pedra e protegi com um excentric Nº8, pois a saída para a trilha que segue para a P5 é estranha.
CUIDADO! depois que o guia passa parar a esquerda do grampo o participante TEM que se posicionar à direita, bem para a direita desse grampo, assim, se o guia cair não será em cima do participante. Outra coisa, a corda tem que estar justa, para no caso da queda do guia ele não parar no platô.
P5 para P6: A entrada na 1ª chaminé é simples (entrada de costas para o mar e saída de costas para o mar), mas, para sair dessa chaminé e entrar na oposição sugerimos subir até que o grampo dessa chaminé esteja pouco abaixo da cintura e se posicionar para que coloque o pé direito em uma agarra de pé que parece uma “pedra queimada”. ATENÇÃO! à primeira vista ela parece uma agarra de mão. Outro cuidado é colocar a mochila nas costas antes de entrar em oposição. A transição Chaminé/ Oposição é difícil.
Da P5 para a P6 é muito, muito, muito ligth, muito bem protegido, contudo, optei por parar um grampo antes da P6 do croqui da 3ª edição do Guia da Urca, que é uma dupla dentro da chaminé. Na 4ª edição do Guia da Urca a P6 sugerida é em bico de pedra no platô acima da fenda que foi protegida em móvel, não há menção dos grampos que fizemos rappel. Mas eles existem!!! e merecem ser substituídos.
Optamos por fazer nossa sexta parada no último grampo antes de entrarmos na última chaminé, com o receio de perder contato de voz entre o guia e o participante.
Eu entrando na chaminé da P6, donde rapelamos
CUIDADO! A parada dupla da P6 (3ª edição do Guia da Urca) fica à esquerda da entrada da chaminé, dentro da chaminé, a mais-ou-menos 50cm depois da fenda de subida onde se colocará o móvel, que pode ser um excentric do nº8 ao nº10. Esses grampos estão invisíveis, mas tenha fé, estão lá, e merecem ser substituídos.
E daí para a frente vocês já conhecem a história, tentei seguir mas meu coração não deixou. Conhecerei a Gia, que fica entre o 2º e o 3º grampo depois da P6 (4ª edição do Guia da Urca) em uma outra data.
Por fim, a Galloti é uma grade aventura, tanto para o guia quanto para o participante. Guiá-na não é tão fácil quanto sua graduação sugere. RECOMENDAMOS!!! mas da próxima vez que esse guia aqui a fizer, ele levará uma peça (ou mais) de qualquer coisa que entale em uma fenda de 30cm a 40cm (ou mais) e proteger antes do 1º grampo da última chaminé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário