Vaca na Fon-Fon

Ricardo Carrilho mandou pra lista

Amigos Alpinistas,

Vou relatar minha primeira "grande" queda em escalada: Naiara e eu
combinamos de escalar a Fon-Fon sábado pela manhã, tempo ótimo e
babilônia
quase vazio, só tinha o pessoal do CBM do light nos dois diedros,
pégasus e
roda vida e uma cordada na Luiz Arnaud, isso umas 8:30h.
Comecei guiando bem lentamente pois a primeira parte desta via um
4ºsup não
estava lá muito fácil, achei que essa seria a parte mais difícil.
Chegando
na parada dupla, que não é a 1ª parada no croquis, resolvi dar
segurança
para a Naiara a fim de que a corda não esticasse muito em caso de
queda. Ela
veio escalando muito bem, está de parabéns.
Voltando a guiar resolvi seguir a linha original da via, 4ºgrau, pois
se
seguisse reto encararia um lance de 5º de aderência, apesar de bem
protegido. O problema começou aqui, deveria ter parado na próxima
parada
dupla (primeira parada do croquis), mas segui adiante, aliás (esse foi
meu
grande erro), fui para a direita ao invés de subir e costurar mais um
grampo
para aí sim contornar para a direita, isso porque estava sem croquis!
Achei que a parede estava ficando lisa e muito suja, com apenas duas
agarrinhas para os pés e outra agarrinha para a mão, mas  continuei a
horizontal com muita confiança até ficar na merda. Quando decidi
voltar, já
era, escorreguei e o que era para ser um pêndulo, se eu tivesse
montado a
parada logo ao lado, acabou sendo uma queda considerável devido à
elasticidade da corda. Deslizei, capotei uma ou duas vezes, o
suficiente
para ficar tonto, pura adrenalina!
Pedi para a Naiara me descer de baldinho pois tava meio atordoado,
chegando
na parada me recuperei e fui conferir o prejuízo: mão direita ralada
frente
e verso, cotovelo e joelho direito, ligeiramente ralados, isso pq eu
estava
de camisa de manga comprida e calça comprida.
Dei mais uma escalada slow motion em top hope para resgatar a costura
salvadora, e descemos dali. Não deu pra continuar pois minha mão
estava
muito sanguinolenta como alguns companheiros podem atestar...
Naiara mais uma vez obrigado pela seg!
Dessa vez não tem fotos nem vídeo, ainda bem.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário