Relato Aderências do Sumaré

De: Ricardo Carrilho

Amigos Alpinistas,

Há algum tempo estava com planos de acessar as aderências do Sumaré, já tendo feito o início da trilha que começa nas paineiras e uma outra tentativa frustrada pelo esgotão. Sábado passado, eu e Marcos Dias, nos encontramos no estacionamento das paineiras com o objetivo explorar a trilha e escalar alguma via dessa parede. 
Descemos a trilha que começa à esquerda, logo após o hotel, a trilha na verdade é um vara mato e é muito íngreme, com muitos blocos de pedra pelo meio do caminho, seguimos tentando localizar o córrego que fica à esquerda. Lá estava um calor infernal, não rola nenhuma brisa. Após chegarmos no córrego seguimos seu curso até encontrar o que parecia um leito de rio seco que achamos ser o acesso à parede, subimos e percebemos que estávamos errados e continuamos descendo à direita. 
2:30h após começarmos o vara mato finalmente achamos o leio de rio seco e subimos por ele até chegarmos na parede. Conseguimos identificar as vias madame satã, ladeirão e a insustentável leveza do ser. A parede é muito bonita e tem uma rocha muito parecida com as aderências da viúva lacerda, só que mais suja, devido à falta de repetições. Decidimos fazer a Madame Satã, o Marcos guiou a via toda, passou alguns venenos mas mandou muito bem, realmente achei a via difícil, principalmente por estar suja. Os grampos estão em condições razoáveis apesar de estarem bem oxidados, mas não recomendaria rapelar pelos de 3/8 (tinham vários na via). Na hora do rapel a corda prendeu justamente num dos grampos de 3/8 e tive que escalar e descer por ele, tenso.
Após a escalada resolvemos descer pelo esgotão já que nossa água tinha acabado e ficaria inviável subir tudo que tinhamos descido. Fomos descendo até encontrar o córrego e depois uma cachoeira, grandes blocos de pedra e depois começamos um longo vara mato até chegarmos nos fundos de algumas residências, é onde o córrego se torna esgotão, tentamos margear mas o mato estava muito alto impedindo a progressão, e tivemos que seguir pelo esgotão mesmo, com água até os joelhos!
Finalmente terminamos a aventura por volta das 14:30h ao chegarmos na rua Eng. Pena Chaves. Voltamos de táxi até as paineiras para pegar nossos carros que ficaram lá.
Para quem gosta de escalada de aventura, é uma boa pedida! Ou uma grande roubada, dependendo do ponto de vista, rs...

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário