Regrampeação do Pr. Azul - Coloridos

De: Pedro Bugim mandou para a lista da FEMERJ


Boa tarde galera!
 
Sábado, dia 11/02/2012, antes da bagunça do bloco Só o Cume interessa, fui no "Pr. Azul", nos Coloridos (Face Sul do Morro da Urca) com a Maria Fernanda e efetuamos a manutenção da mesma, trocando 12 grampos.
 
Dos grampos trocados:
 
1) 10 eram de aço inox, 3/8. Alguns saíram com certa facilidade, após poucas marretadas laterais. Outros nem tanto. De fato, sofri um pouco para tirar alguns, após minha talhadeira cair e não conseguir dar o primeiro talho no tarugo dos grampos, mas nada desesperador. Dois destes saíram inteiros, pois em sua maioria, estes grampos possuíam palhetas de alumínio, que já estavam bem deterioradas.
2) Um era de aço carbono, 3/8, o primeiro da via. Saiu com pouquísismas marretadas (umas 4 ou 5 se não me engano). Ou seja, seu estado era completamente precário.
3) O último grampo da via, pertencente à terceira parada dupla (após o lance entre as bromélias) também era de aço carbono, porém, de 1/2 polegada. Estava completamente podre, possuindo cerca de 6mm de espessura restantes, saindo também com pouquíssimas marretadas.
 
Todas as proteções que sofreram manutenção foram substituídas por grampos de aço galvanizado, evitando assim o problema de proteções inox próximas ao ambiente salino. Apenas dois grampos não foram remanejados, sendo estes dois grampos de aço carbono de meia polegada, ainda em bom estado, presentes nas duas primeiras paradas duplas, de modo que ambas contam agora com um grampo novo cada (a terceira parada está com dois grampos novos, pois possuia um grampo inox e o grampo de 1/2 completamente deteriorado).
 
Durante o rapel, fiz também o trabalho de manutenção visual, tapando os buracos (inclusive, muitos das manutenções passadas), com durepox e pó de pedra.
 
Os grampos retirados estão à disposição para testes do GT inox.
 
Agradecimentos ao Julio, que me entregou os grampos (cedidos pela FEMERJ) e especialmente à noiva (Fê), que me ajudou no trabalho, sob um sol de rachar, enquanto geral já estava na cervejinha! Tem que amar muito.... rs.... Ah! E claro, ao Pellegrini, conquistador da via, que autorizou a troca das proteções, tendo compreendido tranquilamente o motivo para tal!
 
E vamos que vamos!
 
Abração,
Pedro Bugim
DT - FEMERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário