Relato Unicec 13/11/11

Obrigado pelo relato Ricardo! Estou tentando fazer essa via faz tempo mas nunca consigo, rs
Não sou muito fã de aderência mas reconheço que é um ótimo treino.
Depois a agarrinhas ficam parecendo "escadas", rs
A via do André Ilha deve ser a Dolar Furado.
Blog!
Grande abraço,
André

De: Ricardo Carrilho

Amigos Alpinistas,

 

Ontem fui com o Rafael na Unicec (3ºIIIsup E2 250 metros), localizada na face norte das aderências do dona marta, tem um ano que fui nessa via como participante, dessa vez fui guiando.

Marquei com o Rafael às 7:30h na praça ao lado da estação do bondinho do corcovado e subimos de carro até o final da rua Efigênia Sales. A trilha começa em uma grota no final dessa rua, que por sorte tinha pouco lixo, antes de terminar a grota saímos pela direita no meio do bambuzal, contornamos por cima e seguimos para a esquerda em direção à uma escadaria em ruínas e logo depois à calha de escoamento onde ficam as bases das vias. Levamos cerca de meia hora até chegarmos na base.

A via começa com um diedro, mas fui subindo em aderência até quase o final do diedro, atravessando o mesmo próximo ao final e chegando na 1ª parada dupla. Depois a via segue por uma linha muito bonita na rocha, com algumas diagonais, quase tudo em aderência e algumas agarras e lacas salvadoras. Da 1ª até a 4ª parada passei alguns venenos, guiar aderência é um negócio muito estranho!

Chegando na 4ª parada a via segue por outro diedro de cerca de quase 60 metros, fiz todo ele em um esticão, num misto de aderência e tesoura. Chegando na metade do diedro tem que se fazer um vara mato pois ele está tomado de vegetação, e não consegui localizar pelo menos 2 grampos, tive que costurar num vergalhão  para dar seg. ao Rafael. Daí a via faz uma curva para a esquerda, onde fica o crux cotado em IIIºsup, mas na minha opinião é no mínimo um IVºsup, depois a via segue para a direita entrando no mato onde fica o último grampo.

Concluída a escalada por volta de 11h, rapelamos por cima do 2º diedro pela via Unissex, e depois pela Unicec até a base. Na metade do rapel a corda prendeu em um grampo e tive que escalar para soltá-la, esse foi o último veneno da escalada. Durante o rapel avistamos o André Ilha que estava escalando uma de suas últimas conquista nessa parede, mas desconheço o nome da via. Chegamos na base pouco antes de 12h. Tivemos muita sorte pois o dia ficou nublado o tempo todo!

 

Abraços.



Nenhum comentário:

Postar um comentário