Relato 12 de fev ocorrida em 12 de março

Wilton Gomes enviou para a lista:

Relato atrasado da escalada ocorrida em 12/03 da via 12/02 quando eu, Leo e Suzana He* fomos ao Grajaú.

A entrada da trilha p 12 de fev fica ao lado direito, logo no inicio do parque. Depois q pega o Bizu é mole de achar(vlw Yeti).

Basta subir uma escadinha e tocar p cima na trilha ate chegar na canaleta. Pula-se a mesma e segue-se por dentro dela utilizando os degraus p diminuicao do impacto da agua como uma escadaria(da penha).

Ao final pula-se uma muretinha q sai d cara na via.

Chegamos na base umas 10h, o tempo nublado foi fantastico pq no grajau pega sol na pedra 24h por dia!!

Entao... o primeiro grampo é alto, mas é bem tranquilo. Guiei o primeiro lance q da uns 30m e parei por ali. 1o pq o leo poderia querer guiar e outra q estavamos entrando a vista, nao sabia se a corda chegaria na p2(acho q ela chega). Suzana subiu em seguida sem dificuldade e o leo passou reto guiando a segunda.

Neste momento descobrimos q ainda tinha +1 enfiada p o cume!!! Suzana subiu e eu passei reto guiando. Depois do 3o/4o grampo a via faz um horizontal gigante q quase chega na tijuca, quem me conhece sabe o quanto gosto d horizontal, mas depois d escalar c a hinds e fazer a travessia dos olhos sem agua, depois d 20h escalando e em plena madrugada c yeti e guizzard, estou revendo meus medos.

Entrei no lance horizontal(exageros a parte é bem tranq), cheguei em um lance q nao sabia se continuava ou tocava p cima. Nem sinal d grampo. Consultei o leo q tambem nao fazia ideia. Depois d horas no dilema e procurando grampo resolvi subir.

Depois d uns 2m veio a voz: "e se nao tiver grampo no cume?? Vais desescalar ou morar la em cima?" Segui o conselho das minhas pernas q tremeram e desci.

Leo comecou a subir, mas antes d entrar no horizontal viu grampos a direita(horizontal era a esq) comecou a subir por um lance exposto e soltou a perola:"qual o grampo menor q 3/8?" Tinha um clip grampeado na pedra q algum infeliz teve a imoralidade d chamar d grampo.

Neste meio tempo achei o bendito grampo, ele fica bem no horizontal, como a pedra faz uma curva quase nao da p ve-lo. Leo desescalou, seguiu p onde eu tava e passou direto p o cume. Suzana subiu e eu fui em seguida.

Rapelamos com 2 cordas do cume, ela fica 1 grampo antes da 1a parada, porem fica a dica q c corda dupla deve-se parar na p2 q é bem confortavel, e d la p o chao. Quando saí d la encontrei c a aninha q disse q tem um lance d 4o em aderencia, mas sinceramente nao vi (a via é E2).

Pensando bem acho q aninha tava me dando uma moral. Rs

abs

Nenhum comentário:

Postar um comentário