Fwd: [GRAAL] Relato de Escalada Luiz Arnoud e Reinaldo Benkhen


De: "Naiara Maran"

Semana retrasada eu finalmente comecei com o Leone meu curso de guia, adiado desde agosto.
A ansiedade era tanta que eu não consegui dormir na véspera, o despertador não tocou e eu me atrasei quase 1 hora. O sol já tava queimando a pedra, o que me levou a escolher a Luiz Arnoud (na sombra) para fazer a primeira aula.

Leone deixou uma corda fixa nos primeiros 20m e as costuras nos grampos/chapas. Incrível como as agarras ficaram tão pequenas e desapareceram da via, costurar não é simples como parece quando não se tem tato para fazer isso. Mas, a sensação de liberdade é indescritível.

Depois dessa primeira brincadeira, voltei para uma segunda aula novamente na Luiz Arnoud. Depois de guiar a saída duas vezes, parar de amaldiçoar minha snake ressolada, fiquei com vontade de tocar a via.

 "Como é que faz seg de cima, Leone?"   Inexplicavelmente, ele preferiu escalar até mim em auto seg. Daí ele guiou até a dupla, deixou umas costuras nos grampos pra mim, mas eu as não usei. E, de novo, ele teve que subir em auto seg pq eu cismei de tocar a via ao invés de repetir o trecho.

Fomos até a terceira dupla, até o 1o crux e rapelamos por causa da hora. Adorei. A única vez que eu escalei essa via, foi com o Carrilho, quando eu chorei na penúltima enfiada.

Hoje minha terceira aula foi na Reinaldo. Leone deixou as costuras no 4o, 5o (crux)  e 6o grampo para diminuir a exposição da via. Ainda bem porque passei o maior veneno no crux com direito a boca seca, coração acelerado e palavrão. 

O sufoco mesmo foi do 2o pro 3o grampo depois da primeira dupla. A pedra dá uma deitada, fica muito mais fácil, só que é aderência com o grampo bem longe e sem colher de chá, nenhuma costura pendurada me esperando. Fui pra direita, parei, desescalei e voltei. Fui pra esquerda, parei, xinguei, reclamei, tremi, respirei fundo e depois que costurei fiquei dois minutos sentadinha, respirando. 

O próximo grampo já era a dupla. Abri o rapel pela primeira vez na minha vida. 

Eu não sabia que guiar dava tanto trabalho. Em alguns momentos eu me perguntei o que eu estava fazendo lá no Babilônia no veneno ao invés de ir à praia, lagartear deitada ao sol. 

Paixão. Vem de dentro. Bem que a galera me avisou quando eu cheguei no GRAAL que escalar vicia.

Agradecimentos sinceros ao melhor professor de escalada do planeta.





--
Naiara B Maran

Nenhum comentário:

Postar um comentário