Escalada no Parque Estadual da Pedra Branca RJ

De: delson 

Pessoal

Complementando algumas infos em relação ao tema:

Já estamos trabalhando para um contato formal entre a FEMERJ com a mineradora, e também tentaremos com os proprietários de outras alternativas de acesso, para nivelarmos as informações em relação as possibilidades de acesso para as áreas de escalada.

De uma forma geral, as negociações de áreas com acesso fechado são mais demoradas, por isso sempre empreendemos esforços preventivos para evitar o fechamento de áreas...como as diretrizes de mínimo impactos etc..

Importante acrescentar que está em elaboração o Plano de Manejo do Parque Estadual da Pedra Branca e muitas dessas questões de uso público e acesso serão discutidas com mais profundidade. Assim como nos demais parques de montanha a FEMERJ tem acompanhando a elaboração desse Plano de Manejo. Interessante destacar que, além do PEPB, mais 6 parques de montanha do RJ estão com o Plano de Manejo em elaboração nesse momento. E temos acompanhado a elaboração dos mesmos.

Nesse caso específico, o importante é fixar a importância da comunicação...pois como estamos gerindo uma série de assuntos é importante sinalizar quais as negociações locais estão passando por uma dificuldade maior, para que possamos intensificar as ações.  Lembrando que nos últimos meses as ações estiveram voltadas para as seguintes áreas, no que diz respeito ao acesso e gestão da visitação de áreas naturais:

a) PNSO (cobrança de Ingresso)
b) PNT (Problemas de acesso)
c) MONA Pão de Açúcar (Plano de Manejo e recuperação)
d) PN Grumari (Plano de Manejo)
e) PN Prainha (Plano de Manejo)
f) PE Pedra Branca (Zoneamento - Plano de manejo)
g) Parque da Chacrinha (gestão de escalada)
h) Corte do Cantagalo (gestão escalada e recuperação ambiental)

Algumas infos sobre essas ações já foram atualizadas no site (www.femerj.org) e outras serão atualizadas em breve, também no site do Programa Acesso as Montanhas.

Além do acesso a área de escalada da PE Pedra Branca...vamos incrementar o acompanhamento nos próximos meses do PNI, PESET e do PN Mendanha(com o avanço dos Planos de Manejo)...se houver outras áreas críticas é interessante fazer o contato através do: info@femerj.org

Além das ações específicas para cada área...para o início do mês de fevereiro estamos prevendo a organização de um minicurso sobre acesso e gestão da visitação em áreas naturais...para nivelar as informações entre nossos representantes em conselhos consultivos e colaboradores.

De qualquer forma, na Semana Brasileira de Montanhismo (no final de abril), com o Curso de Acesso, o I Encontro de Pesquisa em Montanha, o II Encontro de Parques de Montanha e o Congresso Brasileiro de Montanhismo...vamos ter uma ótima oportunidade para discutir com profundidade as questões e estratégias de acesso.

Abs
Delson

Nenhum comentário:

Postar um comentário