Mini relato Ponta Grosso

Elizete Ignácio mandou pra lista


Caro Graaelenses queridos.

Muitas saudades nesse periodo no Paraná,dos amigos e das montanhas
cariocas. Vou fazer o relato apenas da ida à Ponta Grossa para o
encontro com escaladores de lá, visto que foi minha única atividade de
montanha.

O encontro foi no fim de semana dos dias 15 e 16/07. Fui recebida pelo
Edson Struminski (ou Du Bois) ainda na sexta feira e me hospedei na
casa dele. No sábado partimos para o encontro. A primera coisa que me
chamou a atenção foi que eu não via nenhuma montanha na cidade. Era
tudo um grande planalto com alguns "abauloados" na estrada. Já sabia
que a cachoeria de São Jorge, onde fica o principal local de escalada
de Ponta Grossa, ficava em um canion, mas na real não tinha muita
idéia do que isso queria dizer. E já estava achando que tinham me
enganado quando cheguei na entrada de um "camping", na verdade, um
sítio que está para ser desapropriado porque a área está se tornando
uma UC. Lá ainda tinha uma galera local tomando café e recebendo o
pessoal que vinha. Conheci escaladores de Curitiba, Toledo, Cascavel,
Floripa, etc. Todos muito legais e superreceptivos.

Aí vem o crux da viagem. Sentadinha lá, conversando com  galera, era
um tal de 7o. grau pra lá, 8o. grau pra cá, 10o. grau aqui, 12o.
acolá, e eu pensando em como explicar que mau-mau fazia IV grau,
rsrsrs.

Então o Du Bois explicou que lá no Paraná a galera já faz o CBM a
partir do IV grau, por isso é muito forte na escalada esportiva.
Aliás, Ponta Grossa deve ser o Paraíso da escalada esportiva: são mais
de 120 vias dessa modalidade na região, incluindo uma esportiva de 70
metros (ufa!!!), cujo conquistador eu conheci e era um fofo. se não me
dissessem que tinha sido ele, eu acharia que era o único ali que
ficaria comigo na base das vias.

Enfim, tem um pessoal lá que escala muito forte. Perguntaram o que eu
queria fazer, timidamente respondi: "aqui, nada, só escalo até V e
olhe lá". Ao contrário da fama que os paranaenses têm, foram legais e
prontos em dizer "ah, mas você deve fazer 400 metros de via
brincando".  Bem, não faço brincando, mas faço", rsrs. FLembrei do
França...

Depois de muita conversa, resolvi conhecer finalmente o "point da
escalada". Fui descendo uma trilha muito bonita e de repente; uau!!!
Estava sobre uma cachoeira, onde a galera tava fazendo slack line.
Lindo!!! queria ter coragem para entrar no slakc. a vista era
incrivel, de perder o fôlego só de ver.

Fui descendo mais um pouco e cheguei abaixo da queda da cachoeira de
São Jorge, onde tem os principais ponto, inclusive um local que chamam
de Paleonlítico, um plato gigante, que tem umas dez vias de esportivas
e onde é possível escalar até em dia de chuva. E bem do lado da queda
d'água. Alias fiz ali as duas únicas vias "fáceis": uma esportiva de
Vsup (sem nome no guia) e outra de IVsup, chamada de "Velho
Vagabundo". Na de quinto me esfalfei muito, caí quatro vezes na saída,
paguei o mico de gritar na terceira queda (eu ainda tentei me segurar,
mas bati no bico de pedra, aí não deu). Na verdade, a saída era
praticamente uma aderência negativa em arenitoe cuja agarra boa me
faltava uns 20 centímetros de braço para pegar. então só consegui
fazer a saída quase um metro acima, quando já tinha passada esse lance
e peguei a tal agrra oa na horizontal. A via de IV era traquilíssima,
mas tinha uma chegada ridícula, numa aderencia por baixo de uma
árvore. Eu não quis fazer. Desci de baldinho e partir para conhecer os
outros points e curtir o lugar, mas sem entrar em outras vias.

À noite assisti uma palestra sobre a historia da escalada no local,
seguida de uma palestra do ED Padilha sobre a escalada no Salto Angel,
que foi muito legal também.

No domingo volti para Curitiba. Aí a viagem mudou de rumo e só dá pra
contar pessoalmente.

Fica uma dica: há um novo point de escalada em Santa Catarina chamada
Ilha de Sao Francisco do Sul. Comprei o guia. Parece maravilhoso e com
escaladas bem mais tranqilas, pelo menos para mim.

Para escalar lá em Ponta Grossa a dica é entrar em contato com o
pessoa do Grupo de Escalada Cidade de Pedra. Eles têm o maior
interesse em receber todo mundo e levar para conhcer os points locais.
Seguem s fotos: https://picasaweb.google.com/1
Segue o link das fotos. beijos para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário