Grotão da Pedra Bonita

Marco Alves mandou pra lista


Hoje finalmente consegui ir com o Groba conhecer e mapear a trilha do Grotão da Pedra Bonita.
É uma trilha bem legal, porém mal marcada, não é de orientação fácil.
Saímos da Estrada das Canoas às 10h, não estão deixando subir nem de moto, tivemos que ir andando mesmo, entramos na trilha por volta das 10:20, o início é o mesmo da trilha pra escalar a Leonel Terray, só que no trecho final dela, na bifurcação à direita pro trepa-pedra (ou agarra raiz, sei lá), seguimos em frente descendo.
Depois de um trecho de mata mais fechada, nos mantemos à direita e entramos numa bifurcação logo depois de uma pedra em forma de losango, que parece ter sido recortada.
Em seguida vem o trecho mais confuso, que segue no sentido da direita até o início do grotão. O grotão em si, é um trepa-pedras da melhor qualidade, com direito à tudo, tipo pedras soltas, pedras cheias de limo, terra fofa, pedras grandes, etc. A orientação no grotão não é difícil, porém, ele acaba num trecho sinistro, que parece uma subida impossível, toda babada e cheia de limo, mas forçando um pouco a barra, segue-se pra esquerda e aparece algo que lembra vagamente uma trilha, por onde seguimos tocando pra cima, mais no sentido da direita, até uma bifurcação bem definida, onde entramos à direita, para juntar com o fim da trilha normal ao cume, onde chegamos às 11:50h.
Na descida, conheci uma trilha, que não conhecia, segundo o Groba, se chama Trilha do Elevador, é uma trilha bem íngreme, que desce praticamente em linha reta até o fim da estrada da Pedra Bonita, é bem rápida, vale muito a pena, descemos em menos de 15 minutos, andando bem tranquilamente. Pra subir tb é um boa opção, pra fugir da farofada do fim de semana, mas é um toca-pra-cima bem forte.
Estou mandando em anexo a trilha pra ser vista no Google Earth e uma figura com os traçados das trilhas do Grotão e do Elevador, que estão em lilás, a trilha normal da Pedra Bonita, é a que está tracejada. Dá pra ver que essa Trilha do Elevador é menos da metade do tamanho da trilha normal.
Quem se interessar, podemos marcar um dia pra irmos lá, vale muito a pena, é aventura pura...
Abs.

 
Marco Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário