Escalada na Chaminé Pão de Açúcar (domingo 03/07)

Ricardo Carrilho mandou pra lista


Amigos Alpinistas

Ontem fui com a Naiara fazer a chaminé pão de açúcar, dando
continuidade ao meu projeto de guiar todas as vias da face leste.
Marcamos bem cedo, às 7:15h na praça, seguimos até o final da claudio
coutinho e subimos pela escadinha de jacó, quando chegamos no costão
percebemos um nevoeiro muito denso, não dava nem para ver o lance de
escalada do costão, ficamos imaginando que a qualquer momento iria
chover e acabar com nossa escalada. Com fé, descemos a contra
escadinha de jacó para chegar à base da chaminé, fácil de ser
identificada, uma grota com vegetação, uns 10 metros depois da base da
bohêmia gelada.

Terminamos de nos equipar e iniciamos a escalada, primeiro um pequeno
trecho em agarras, depois o longo lance de trepa pedra com bastante
vegetação, mas muito interessante. Num certo momento tive que
ultrapassar um grande bloco de pedra que deu trabalho, não foi dado
mesmo, depois do bloco fiz 2 paradas, dando segurança de corpo.

Aí chegou a chaminé de 3º com uns 10 metros, crux da via, minha
técnica de chaminé não estava em dia, mas a aparência dela não era de
assustar, e realmente não deu muito trabalho, o grande problema é o
final da chaminé, passei um sufoco que seria menor se eu tivesse
protegido um pouco abaixo numa fendinha com um stoper, porém não tenho
nenhum móvel... Enfim consegui fazer o lance, fui até a próxima parada
e trouxe a Naiara, que passou o mesmo sufoco que eu, e só pediu para
retesar a corda 1 vez!

Agora o maior problema da escalada: o reboque das mochilas. A Naiara
tentou rebocar as mochilas e logo de cara elas ficaram enganchadas
numa fenda antes da chaminé, mas tudo bem, faz parte, desci de rapel e
consegui rebocá-las, subindo de batman, na hora de puxar a corda ela
enganchou na mesma fenda e tive que descer de novo para soltar a corda
e batman de novo! Me gastei legal nessa brincadeira...

Após a 3ª  parada a escalada fluiu tranqüila, no mesmo estilo da
bohemia, alternando lances de 2º e 3º, e no final, uma longa
horizontal de 1º para a esquerda, que chega na trilha do costão. Para
concluir fizemos a são bento para curtir melhor a vista e fugir do
tráfego de pessoas na trilha. Chegamos na estação umas 13:00h.

Gostei muito de escalar essa chaminé, ótima para colocar a técnica em
dia, e vale tb como um treinamento para quem pretende fazer a stop.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário