ANÁLISE DE PROTEÇÕES DE ESCALADA (TIPO CHAPELETA) SUBMETIDAS À AÇÃO DA MARESIA

Ótima análise, de Alexandre Porto Bonow, sobre chapeletas usadas em rochas expostas à maresia.
grande abraço
andré

Sendo a escalada em rocha um esporte de risco, e que a cada dia recebe novos adeptos, tem-se a necessidade de um aumento na segurança no esporte sempre que possível. O crescente número de relatos de falhas em proteções de escalada ocorridos em diversos locais próximos ao mar faz com que estudos mais aprofundados sobre o assunto sejam necessários.

Neste trabalho serão analisadas proteções de escalada em rocha do tipo chapeleta, feitas de aço inoxidável e de aço carbono, retiradas da praia de Torres RS, expostas à ação da maresia por períodos de sete meses a seis anos. Este trabalho tem como objetivo fazer uma comparação entre chapeletas de aço inoxidável e chapeletas de aço carbono. Para atingir este objetivo realizaram-se ensaios de corrosão, e foram avaliados os mecanismos de corrosão encontrados em chapeletas expostas a ação da maresia. A superfície das chapeletas foi analisada com auxílio do microscópio eletrônico de varredura. Amostras selecionadas foram analisadas através da metalográfia. Para se determinar a carga máxima suportada pelas
chapeletas, trinta e cinco amostras foram submetidas a ensaio de tração. E para se determinar a composição química destas realizou-se a espectrometria de emissão óptica.

MAIS: http://www.mundovertical.com/tecnica/analisechapeletas.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário