Relato de via - Vapores da Gávea

De: Claudio França

Pessoal,
 
Segue mais um relatinho! Dessa vez uma via que fiz na face leste da Pedra da Gávea no sábado retrasado. A via se chama Vapores da Gávea (6º VIIa E3 D3 410 metros) e é considerada uma das mais difíceis de guiar da face leste.
 
A cerca de 6 ou 7 anos atrás entrei nessa via, mas não fiz mais que duas enfiadas pois o sol estava rasgando o couro e meu amigo passou mal. Dessa vez sai da padaria da barrinha bem cedo (7:30) com meu amigo João pois alem querermos começar cedo por causa do sol o nosso caminho também seria mais longo. A 7 anos atrás era possivel pular um muro na estrada das Canoas por uma falha no arame farpado que dava acesso a uma trilha a muito tempo fechada que servia de acesso tanto a praça da bandeira (via grotão) na Pedra Gávea quanto a face leste. Resolvemos fazer o caminho inverso. deixei o carro no inicio da trilha normal da Pedra da Gávea (barrinha), subimos até a praça da Bandeira e descemos pelo grotão que leva até a face leste e também até a trilha que dá na estrada das canoas.  Levamos cerca de 1:40 para chegar na base! E quando comecei a escalar eram mais ou menos 9:30.
 
Legal falar que na subida até a praça da bandeira encontramos uma amiga do João que iria saltar da cabeça da Pedra da Gávea. Quando estavamos mais ou menos na terceira enfiada vimos ela voar pelas nossas cabeças e abrir o paraquedas. Bem legal! No inicio do ano também pude ver um salto quando fazia uma exploração para uma conquista abaixo da travessia dos olhos com o Arthur. O cara era conhecido do Arthur e subimos a trilha juntos! Ele deu um berro avisando que saltaria e pudemos ver por baixo! Alucinante!
 
O primeiro grampo da via se encontra a cerca de 15 ou 20 metros e a primeira enfiada tem apenas 3 grampos em 40 metros. O grau não passa de 4sup, mas ela tem passagens já bem estranhas. A parede já começa numa inclinação boa, algumas agarras para quebrar, as vezes a rocha é lisa mesclando lances de aderência, agarrência e técnico. Puxei meu amigo e ele já chegou na p1 avisando que tinha desistido da idéia de dividir as guiadas comigo. Tudo bem, ele escala bem (já mandou o boulder olhos de fogo 9a e já solou o mico mija que apesar de ser baixo conta com 2 chapeletas é é um 7a bem técnico), mas ele não é muito de parede e está meio parado. De certa forma agradeci, já que geralmente sou fominha nas guiadas. Fiquei com todas! rs
 
A segunda enfiada já me reservava uma surpresa boa. O primeiro quinto grau saiu na urina, agora o 5 sup que vem logo em seguida me fez reviver todo o veneno que passei para guiar ele a 7 anos atrás. Eita lance enjoado! Quando você tem que entrar no lance o grampo já está 1 metro abaixo do pé. É um lance de colocar para jogo. Rola um pé meio alto e não existem quase agarras para mão. Você deve sentar no pé esquerdo, transferir o peso e ir subindo na perna. Dei uma boa enrolada até entrar no lance que passei meio adrenado, apesar de passar bem melhor que na última vez. Mal sabia eu que esse 5 sup era apenas o aquecimento para o 7a que viria na 3º enfiada.
 
A 3º enfiada começa em baixo de um teto aonde é possível proteger em móvel. Coloquei um camalot .5 se não me engano e toquei por baixo dele em diagonal para esquerda. No final do teto a esquerda se faz um domínio bacana para subir em cima do teto, mas que não é muito dificil não. A partir dai começa o 7a! É um lance na minha opinião chatopracaralho!!!! Alem de você entrar no lance com o grampo abaixo do pé, ele é vertical, de micro agarrinhas, em diagonal, E2, e a queda é por cima do teto com uma aterrissagem gostosa na rampinha em baixo. Fiquei ali entre 5 a 10 minutos titubeando, vendo o que deveria fazer mas sem coragem de colocar para jogo. O lance é um pé esquerdo na aderência e a mão direita numa agarra ruim, depois cruza-se o pé direito por dentro do esquerdo e transfere o peso. A agarrinha que o pé direito tem que ficar tb é ruimzinha! Bem adrenante, pelo menos para mim. Depois de ficar em pé nela segue-se por um veio delicado em diagonal até o grampo.! Esse lance valeu pela via toda! rs
 
Na P3 puxei meu amigo mas ele não gostou muito do pendulo se caisse fazendo o lance de 7a e acabou dando uma roubadinha. Da p3 em diante ainda rola um lance de 7a em aderência bem protegido, e lances de 4º, 4sup, 5º e 5sup muitos deles expostos ou com grampeação longe porem são todos bem tranquilos. Vale falar da 6º enfiada que possui lances bem bacanas, com agarrões e é vertical e foi a que eu mais gostei, também dá para colocar umas peças. Rola um lance bem exposto na 7º enfiada protegido em móvel, um 4 sup bem fácil de aderência agarrência e um lance também bem divertido na oitava enfiada aonde usei 2 peças de gastação, mas se quiser nem precisa colocar nada. Todas os lances não citados são sempre iguais, um "face" de aderência/agarrência, as vezes sujo e por isso de um modo geral não achei a via tão sensacional mas com certeza vale uma entrada.
 
Quando chegamos na p10 (um plato descomunal) relaxamos por quase 40 minutos, curtindo o visual e aproveitamos para comer! A última enfiada segundo o guia da floresta seria apenas um trepa-mato. Toquei relaxado pela trilha até subir numa rampa entre dois diedros indicado no guia. Quando olhei a rampa pensei, sem chances que vou subir nela! Uma rampinha que no meio fica vertical, lisa e suja. Suicidio legal! Rola um matinho para ajudar a subir mas ele não inspira a menor confiança! Pensei, que surpresa safada esse final de via! Decidi dominar o diedro da esquerda fazendo uns lances entre 4º e 5º. Ainda tentei colocar algumas peças, nesses lances, que por sorte estavam penduradas no bauldrier mas nada entrou direito e acabei desistindo imaginando que quando chegasse na parada e puxasse meu amigo ele teria que seguir a mesma linha exposta que eu apenas para tirar as peças. Depois quie dominei o diedro + blocos segui por uma rampa mais apetitosa por cima dele e fui cortonando a rampa suicida por cima levando a corda para a direita de novo. Depois localizei a parada dupla, dei uma desescaladinha e puxei meu amigo. Ele chegou reclamando o mesmo que eu. Subir por aquela rampa com ajuda dos matinhos guiando, sem chance!!!
 
 Chegamos no cume e já não havia mais ninguém! Ficamos la de bobeira até anoitecer curtindo o visual. O frio expulsou a gente! Na verdade estavamos enrolando porque rolava uma preguiça descomunal de descer a gávea!  No caminho de volta bateu a canseira!  Porem saímos de lá de alma lavada com esse escaladão!
    
 Segue algumas fotos!
 
Abs a todos!

--
Claudio França



Nenhum comentário:

Postar um comentário