Relato de Escalada: Denise Macedo.

De: Naiara Maran

Bom dia, gente,

nesta sexta, fui escalar com o Claudio. A ideia era fazer a Jubileu de Prata ou o Alfredão; ele queria me levar no Eremita, só que eu estava bem cansada e não queria andar, então decidimos ficar pelo Babilônia e buscar uma via diferente.

O Claudio queria subir numa via entre a Quarto Centenário e a Ilusões da Guanabara/Denise Macedo, mas eu jurava que ali não tinha via nenhuma e tem, é a IV Sol.

A saída da Denise Macedo é a mesma da Ilusões da Guanabara, aliás, os primeiros 4 grampos com a saídinha de 5sup são originalmente da Denise. Não há croqui desta via no Guia da Urca, só a info de que a partir do 4o grampo, a Denise toca pra esquerda numa diagonal.

A via está muuuito suja e quebrando muita agarra, o Claudio guiou essa diagonal dando batidinhas na pedra, para testar a rocha  e havia muitas lacas soltas.

Ele esticou cerca de 55m e parou em um grampo único - não dá pra chegar na 1a parada com uma corda de 60- e me puxou.

Participando foi tranquilo, nada demais, 4o grau. Guiando é outra estória porque a via é E3 mesmo. O Claudio parou antes de um lance de 5o grau bem vertical, parecido com o da retinha da Ilusões, só que em diagonal, exposto, sujo e com queda de fator 2.

Ele passou batido, me puxou e pra dois grampos acima, onde paramos para tentar descobrir a linha da via. Ela continua numa travessia para a esquerda de 3o grau exposta e depois volta para a direita onde pára num platô com uma dupla.

Fiquei na dupla e o Claudio continuou mais 30m até a próxima dupla numa parede vertical, nuns lances delicados, que também lembram as agarrências da 3a enfiada da Ilusões.

A Denise tem 220m e nós escalamos 120m. Eu sei que depois da nossa última parada, a via segue pra direita, corta a Ilusões e a Luiz Arnoud, onde acaba.

Gostei muita da via, interessante, Babilônia com emoção de agarras quebrando, indico, mas não é uma guiada dada. Muito exposta, definitivamente não é pro meu bico (ainda).

Abaixo segue uma foto tirada da 1a dupla da via.

beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário