Relato - final de semana - Surpresa da Caixinha (6º VIIb E3)

De: Claudio França

Pessoal,

Nesse sábado consegui mandar a via Surpresa da Caixinha na face norte
do Pão de Açúcar, que na conquista em 2006 tinha o grau sugerido pelos
conquistadores (Pita, Neto e Nado) em 7º VIIa E3 e agora no novo guia
do Daflon cotada em 6º VIIb E3. Não confundir com a via Caixinha de
Surpresa (6º VIIa E2) que fica a direita dela. Ambas estão localizadas
na face norte do Pão de Açúcar.
Como eu já havia feito antes a Noites de Brigadeiro e a Caixinha de
Surpresa, a Surpresa da Caixinha ficou sendo a próxima da lista
naquela face.

Então sábado de manha marquei com meu amigo João, Rinaldo e a
Alessandra, namorada dele, de partir para lá. A idéia era eu armar um
top na Surpresa, para o Rinaldo e a Ale, e continuar tocando com o
João até o final da via.

Esta via é rarissimamente frequentada, pois tem uma guiada exigente e
um lance inicial que espanta. O lance inicial é bastante intimidador
pois o primeiro grampo fica a quase 10 metros do chão e está cotado em
6º. Além disso, para melhorar é sujo e em micro agarras.

Comecei tocando e passei um certo veneno nesse lance inicial, cheguei
em um ponto em que, ainda próximo do chão, a uns 2 metros, o pé ficava
escorregando da agarra e eu tinha que ficar ajeitando ele
constantemente. Para sair desse ponto tive que fazer um lance de
decisão, chapei o pé direito numa aderenciazinha bem vertical, torci
para não sair e subi o pé esquerdo numa micro agarra e passei, ufa! A
uns 4/5 metros do chão chega-se em um agarrão aonde dominando-o é
possível descansar. Daí o lance fica mais fácil, e com atenção e
cuidado chega-se até o primeiro grampo. Costura-se o segundo e o
terceiro grampo da via relativamente bem, porem a guiada volta a ficar
um pouco nervosa do terceiro para o quarto grampo, em um lance bem
longo em diagonal de 5º grau. O quarto grampo na verdade é uma parada
dupla de rapel e a essa altura já se está a 25 ou 30 metros do chão.

Resolvi puxar meu amigo da dupla, para não entrar no 7b em final de
esticão, o que não é bom em caso de queda pois a corda sempre trabalha
mais no final do esticão. Ele veio trazendo a corda do Rinaldo, e
assim armei o top para o Rinaldo e a namorada dele. Continuei tocando,
foi um lancezinho mais longo de 5º, mais outro grampo e finalmente
entrei no 7b. Ai as coisas começaram a melhorar! O 7b não chega a ser
um E1 mas também não é um E2. Achei a sequência relativamente bem
protegida e não muito forte para um lance de 7b. Possui pelo menos um
lance alto sem nenhum pé, e ai eu tenho que admitir, a altura ajuda
rs, pequei na agarra com a pontinha dos dedos e se deve subir tudo no
braço chapando o pé no nada. Transcorreu tudo bem até a dupla da p1,
aonde puxei meu amigo.

Da P1 em diante, na minha opinião vem os lances mais bacanas da via.
Uma sequência de 6º, que eu daria mais (no croqui original era cotada
em 7a) com várias e várias lacas podres e com a mesma distancia de
grampos dos lances de 7b. A guiada tem que ser muito cautelosa e os
movimentos muito bem medidos. Algumas agarras estão sikadas, mas a
grande maioria está quebradiça ou se movendo com facilidade. Quando
estava guiando cheguei a gritar para o Rinaldo e a Alessandra sairam
da base da via pois estava com medo que eu derrubasse alguma coisa na
cabeça deles.

Essa segunda enfiada foi exigente justamente por causa da roleta russa
das agarras, deu para dar umas boas adrenas. Os lances de 6º terminam
no chamado lance da "guilhotina" aonde deve-se dominar uma enorme laca
que se cair pode cortar a corda. Para domina-la tive que pisar em um
bico dela e rezar mais uma vez para não quebrar. Bem bacana o lance.

Quando o sexto acaba tem-se mais dois grampos para esquerda e depois
um lance de E3 de 4º para se chegar na dupla (P2). Dai para o plato do
Ibis só se tem mais um grampo para proteger 20 metros de via. Mas o
lance é fácil, porem deve-se tomar cuidado, é 4º grau, naquele estilo
agarras e lacas podres.

Terminamos a via completamente torrados do sol, o vendo ajudou no
calor e atrapalhou bastante na guiada, mas o saldo foi bom! Linda via,
altamente recomendável. Esteja com o psico em dia, principalmente para
os lances iniciais!

Apesar de o guia da Urca dizer que a Surpresa é mais dificil de guiar
que a Caixinha, eu ainda acho que, excluindo-se o primeiro lance da
Surpresa que tem o grampo alto, a Caixinha ainda possui lances mais
longos, mais corajosos.

No domingo fui na Estranho no ninho com David Ogro e uma amiga, mas
chega de relatos por hoje!

Abs e bjs



--
Claudio França


Nenhum comentário:

Postar um comentário