Breve relato sobre as escaladas em Sampa no último final de semana

Eduardo Azeredo mandou pra lista.

Pessoal,

Na quinta-feira à noite partimos Marcos (GRAAL), sua namorada/esposa e eu pra Sampa. Enquanto ela estava fazendo um curso, eu e Marcos fomos buscar as escaladas de Sampa. Confesso que fiquei muito surpreso, pois superou demais minhas expectativas. Vias extremamente interessantes e com um visual muito bacana, coisas que francamente não esperava encontrar.

Na sexta fomos a uma cidade chamada Mairiporã, a 20km do centro de SP. Lá encontramos a Pedreira do DIB (fotos anexas), que possui cerca de 80 metros de altura, com 55 vias variando de 3º a 8º. Chegando lá demos uma rodada em toda a base da pedreira e paramos num trecho, mais ou menos no meio da pedreira, com 4 vias muito próximas. Estimamos algo entre 5º e 6º sup para elas. Vias muito maneira de fazer, com aquele estilo padrão de pedreiras, com rochas extremamente irregulares, pequenos trechos negativos o tempo todo, mas uma escalada super divertida.

No sábado fomos à região de Bragança Paulista, a 70km do centro de SP, a um local conhecido como Visual da Águas. Chegando lá ficamos surpresos com a organização. Logo na entrada havia uma placa grande da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), ditando as normas para o local e com algumas explicações básicas. Trilhas bem definidas e no meio do caminho uma placa indicando a base das rochas, que são 4: Visual das Águas, Urubu Malandro, Negativo do Visual, Pedra do Refúgio. Cada uma dessas com várias vias de diversas graduações e estilos (
http://alpinismo.sites.uol.com.br/visual.htm). O curioso é que chegamos à base de uma pedra, que não é nenhuma dessas 4 e ficamos escalando em duas supostas vias de fenda, sem proteção fixa, fizemos em móvel. Vias desafiadoras, negativas, sensacionais! Depois acabamos encontrando um grupo, guiado por um profissional de escalada da região, que nos levou à base da Pedra do Refúgio. Lá fizemos uma via que nos levou ao ponto mais alto dentre as vias da região e a vista é muito bonita (foto anexa), pra uma bela represa.
Em resumo, me surpreendi demais com as belas escaladas de Sampa. Vias desafiadores, local agradável, temperatura amena (em relação ao Rio). Vale a pena planejarmos uma invasão naquelas bandas.

Tô muito pilhado pra fazer várias outras viagens de escalada. É bom respirar outros ares, ver novas paisagens. O mundinho de Urca, Grajaú e Floresta da Tijuca etc que temos no Rio é incontestávelmente maravilhoso, dos melhores do mundo, mas vale a pena experimentar locais novos.

Escrevi pra cacete... foi mal... kkkkkkkkkkkkkkk

Abs,
47

Nenhum comentário:

Postar um comentário