Relato: feriado no sul de Minas

De: Vanessa

Pessoal,
faz tempo que não posto um relato, mas acho que esse vale a pena pra inspirar a graalera.
Fui pra região de Itajubá nesse feriado e não conhecia nada sobre escalada no local até Kika enviar os links e croquis...só de olhar já gostei!
Logística:
- Fizemos a viagem Rio - Itajubá em cerca de 5 hs, tanto na ida, quanto na volta.
- Gastamos menos de 2 tanques de gasolina (cerca de R$200) na viagem toda e ainda circulamos por lá no meu Clio 1.0.
- Ficamos direto em Itajubá em um hotelzinho em frente a rodoviária por R$28 a diária com café da manhã e banheiro fora do quarto. De lá partimos todos os dias pras pedras.
 
1º dia: chegamos em Itajubá na hora do almoço, tempo bom, mas meio nublado e como parecia que ia chover fomos nas falésias da Pedra da Piedade. A pedra fica a uns 15 minutos de Itajubá e o carro chega bem pertinho da base. Vias para todos os gostos, mas como péssimos falesistas que somos escolhemos a única via longa da parede (130m). Mas havia uma colmeia no diedro inicial que nos fez partir para o setor das vias de 4º e 5º. Na segunda via começou a pingar e quando apertou fomos embora. Voltamos pra Itajubá pq nossos planos era ficar no Abrigo da pedra Aguda no bairro rural de Anhumas. Lá chegando soubemos que a porteira estava fechada, a estrada sem acesso pra carros comuns e o dono do abrigo estava no litoral...nos instalamos no hotelzinho no centro.

2º dia: acordamos cedo e fomos pra Pedra Aguda em Anhumas, onde existe apenas uma via, CMI, graduada em 4º sup V / E1 e faz cume.
Insistentes que somos, pegamos a chave com o seu Juarez, passamos pela porteira e aos poucos chegamos lá, próximo ao abrigo e de onde parte a trilha pra base da via. Fomos no instinto, varamos um mato desgraçado e qdo achamos que não ia dar certo...chegamos! Fizemos a via, muito gostosa porém, exposta e um 3º IV no máximo. Fizemos cume, lindo visual do vale e descemos por uma trilha ingrime  mas bem aberta. Indo embora encontramos o caseiro do Orlando (proprietário do abrigo, da loja Tribo e da Aldeia, lindo muro de escalada e academia de Itajubá...ele é o cara!) que nos falou que pra ficar no abrigo tem que avisar. Lá tem panelas, fogão a gás mas não tem luz.

3º dia: fomos pra Pedralva escalar na Serra do Pedrão. Pedralva é um município pertinho de Itajubá e o acesso as vias se dá por diferentes locais. Como eram muitas vias e não conhecíamos o estilo de lá decidimos começar pela Sabotadores, via do nosso amigo Chê, graduada em 4º V / E1 cuja trilha começa no terreno do seu Tião Simão. Depois de 1h caminhando chegamos a base. Via linda, mas achamos exposta e um 3º IV também...diz aí Chê oq você acha. A via não faz cume, mas vale muito a pena.

4º dia: fascinados pelo potencial do Pedrão voltamos lá pra fazer a Evolução, via mais tradicional da montanha pq faz cume sem precisar de móveis. O acesso é pela casa do Seu Luis Walter e depois de 1h caminhando chegamos a base e levamos um baita susto ao nos deparar com tantas abelhas africanas nas florações de umas árvores dali. Em total silêncio descemos um pouco, esperamos 30min e voltamos pra ver...ainda estavam lá...mais 30 min e ainda estavam lá...tomamos a decisão de ir embora. Voltando um tanto decepcionados decidimos passar na Pedra do Tucano no bairro de Novos Horizontes...qdo chegamos achamos bem esquisito e não deu vontade alguma de escalar...hehe...acontece!

5º dia: ainda fascinados pelo Pedrão decidimos não arriscar a Evolução por causa das abelhas e fomos na Racha Cuca, um 4º VI sup / E2 e proteções em móvel. Mais uns 50 min de trilha a partir da casa do simpático seu Tião e chegamos na base. Demoramos um pouco pra identificar, mas entramos na via que, pra nossa surpresa, correspondia a graduação. Mas era um E3 no geral e nos lances de VI era bem protegida. Via linda!! Suja, mas linda!

6º dia: caiu um pé dágua de madrugada, então decidimos acordar mais tarde e decidir oq fazer. Nosso corpinho tava moído, então resolvemos conhecer a Aldeia, academia e super muro de escalada do Orlando. Depois fomos na loja de montanha Triboo levar umas camisetas da Semana Brasileira de Montanhismo...daí sabe como é mineiro...adora uma prosa e qdo vimos já era mais de 12hs. Paramos prum pão de queijo e avaliamos a situação: partir pra uma pedra próxima fazer vias curtas ou casa? Votos unânimes: CASA!!!

Voltamos bem cansados e felizes por ter escalado bastante durante o feriado e com vontade de voltar!
Segue o link pra vcs darem uma olhada no que rola por lá:

Em anexo algumas fotos!
bjs e ótimas escaladas a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário