graal na agulha (2)


Luiz Paulo Costa Pimentelmandou pra lista

Segue o relatório para se ter uma base para as próximas investidas

Participantes:
1ª cordada: Davi e Vinicius
2ª cordada: Almir e Luiz Paulo
Viatura: Fusca 196...

Chegamos no portão do parque antes das 0600 horas e já tinha pelo menos 7 carros esperando abrir a entrada.

Nossa sorte é que somente uma equipe ia para a Agulha. As 6 abriu o portão para quem já tinha comprado na véspera as entradas (R$ 15,00). O Almir foi a Teresópolis na sexta e comprou.

Como entramos na primeira leva conseguimos estacionar no Estc mais alto, o que fica no início da trilha do Sino, quando retornamos de carro vimos um monte de carro estacionado na antiga Pousada/Hotel, por falta de lugar no primeiro estacinamento,o que é muito ruim quando se esta andando a horas e tem que andar mais 1 ou 2 km no paralepípedo.

Ah, não adianta fazer como nas Paimeiras colocar o carro na beira da estrada pq os guardas não deixam, tem que estacionar lá em baixo e subir a pé.

Segue o quadro-horario:

0630/0635 - Início da caminhada

Ensandecido o Davi saiu correndo tentando ultrapassar todas as equipes que tinham saido na nossa frente e nós atras.

De caminhada até o início do atalho para o M° da Cruz levamos 1h25min ou 1h40min (só vou saber qdo ver o filme da maquina do Vinicius). Levamos 3 hs até a base da via (com direito a fotos no Mirante do Inferno e idas ao banheiro).

0930 - Chegada na base da via

1000 - Início da escalada.

Escalamos sem levar nada, só uma garrafa de agua (dica furadíssima do Davi). Como vc tem que caminhar durante a escalada, detonei minha sapatilha Anazasi que estava ótima precisão(apertada), agora dá para passear no shopping com ela de tão confortável que ficou. Escalamos só com a camiseta do corpo mas apesar do dia quente passamos muito frio pq venta muito e a maior parte é na sombra (Sol só a partir do cabo de aço que é a última enfiada).

Acho interessante levar uma mochila pequena com agua, abrigo e tenis se vc é zeloso com o dinheiro que gastou na sapatilha.

A DECISÃO DE IR SEM NADA FOI MUITO TRANQUILA PQ SABÍAMOS ( OU TINHAMOS QUASE 100% DE CERTEZA) QUE NÃO TINHA COMO CHOVER DURANTE A ESCALADA.

Grifei o paragrafo anterior pq na serra sempre levo a mochila com tudo mas como o Davi conhecia a via, estávamos acompanhando a metereologia a semana toda, as cordadas não eram inexperientes, etc, etc, e havia uma outra equipe atras da gente chegando(com 1 h de diferença, pelos meus cáculos) para fazer a mesma via, achamos não tão imprudente largar as coisas na base.

1250/1300 - Cume

1330 - Início do rappel.

Durante o rappel cruzamos com a primeira cordada já no lance do cavalinho. Presenciamos uma garota aterrorizada de frio e de medo fazendo o lance com ajuda de um terceiro escalador da cordada deles.

1430 - Chegada na base

1445/1500 - Início da volta

Como eu usei o termo ensandecido para o Davi na ida, não conheço outro termo para qualificar a volta.

A volta não é descida é um desce, toca para cima até o Mirante do inferno, por dentro de grotões, desce e toca para cima até o morro da Cruz, desce até a trilha do Sino e aí desce,desce,desce. Não teria problema se o Davi não quissese bater recordes, resultado: descemos a trilha correndo.

1710 - Chegada no estacionamento.

Resumo:
Subida (do Estc até a base da via) - 3hs
Escalada - 2h50min (dá para fazer em 2hs na boa)
Rappel - 1h
Volta (da base até o Estc) - 2h20min
Tempo não computado 45min/1h na base

Tempo total:
Início 0635, chegada 1710 - 10h35min

Sugestão para dois dias:
Sobe no primeiro dia (de manhã) até o Paquequer (tem agua e uma clareira para acampar), faz o rec da trilha até a base (menos de uma hora) já deixa os equipos lá.
No segundo dia as 0600hs já parte para a via, inicia as 07301230/1300 já está na base, as 1430 chega no acampamento, desmonta e por volta das 1530/1600 inicia a volta.

Dá para chegar na boa na trilha do Sino (que é uma avenida) antes do anoitecer (1730/1800), de lá são +- 2hs até o Estc.

Para quem está começando, vale a pena começar a frequentar o parque para se familiarizar com as trilhas e ter os seus próprios tempos. Existem várias caminhadas interessantíssimas por lá, a primeira que aconselho, seria o Sino (acho que é 4hs de subida) ou se achar muito vai só até o Morro da Cruz (3hs na mesma trilha, fica antes na cota 2000m) que já tem uma vista tão deslumbrante qto os outros picos tem, se vê a Agulha do Diabo, Dedo de Deus (de cima) Escalavrado, etc

Observações:
Fui com uma mochila pesada (para variar), levei bastante comida e comi boa parte, levei dois gatorade (recomendo muito) mais 1,5 litros de agua (se não quiser carregar peso, tem varios pontos dágua no caminho e o último é no Paquequer.

Alguns itens que SEMPRE levo:
Headlamp
Anorak
Polartec
Gorro
Kit 1° socoros
celular
canivete
cordeletes para prussik( pelo menos tres, venta muito)

Itens que levei a mais para esta escalada:
Bateria reserva para headlamp
saco aluminizado (é muito leve e pode evitar que alguem entre em estado de choque ou hipotermia, já salvei gente com isso em Itatiaia), tem lá na Makalu.
Gatorade

Itens para deixar no carro:
Comida
Chinelo
Roupa limpa
Sacos de lixo

O que eu farei na próxima vez:
Levar menos agua e encher no Paquequer (levar CLORIN)
Escalar com uma mochila pequena ou bolsa de pano com:
Tenis
Agua
Kit 1° socorros
Quebra-vento ou anorak

Nenhum comentário:

Postar um comentário