Relato escalada via Décadance avec Elegance - Pico Maior - Três Picos (salinas)

De: Claudio França

Fala pessoal,
 
Faz um tempão que não escrevo um relato de escalada aqui na lista. Lento os últimos relatos graalenses fiquei na pilha de escrever novamente. Desta vez o relato é sobre a via Décadance avec Elegance 5º VIIa (A0 7c) 700m localizada no Pico Maior em Três Picos (não coloco Salinas para o Che não ficar puto rs). Creio eu que já até houve um relato sobre esta via aqui na lista a um certo tempo quando o Leone, David e Almir fizeram ela, mas não me lembro ao certo. 
 
Tinha combinado de subir com a Carol, Ana Paula (AP), Julio Mello e a Nai. Iria fazer uma cordada com a Carol na Décadance no sábado e depois iria escalar com a Nai no domingo. Na última hora a Carol furou e acabei chamando o Fernando Vieira para escalar comigo. Ele não sabia se poderia subir ou não, então ficou meio no ar se fariamos uma cordada de 3 com eu, Julio e a AP ou duas cordadas caso o Fernando conseguisse subir. Acordamos as 5 da manha de sábado no abrigo do Serginho. Dei uma olhada lá fora e não vi o carro do Fernando (até então não sabia que ele tinha casa lá). Presumi que ele não vinha e parti apenas com meu Kit aba, deixando costuras e móveis no abrigo pois iriamos escalar de 3 e o Julio já estava levando tudo. Saimos do abrigo as 6 da manha e fomos de carro até o Mascarim. De lá inciamos a trilha até a base da via no Pico Maior. No caminho cruzamos com o Mestre dos Mestres, Alexandre Portela que levava uma menina que eu não conhecia para escalar a Leste.
 
Na base combinamos de escalar a francesa até a P5. Júlio abriu a francesa com a corda dupla, estando eu e a AP cada um em uma ponta. Partimos escalando juntos e quando estavamos na segunda chapada da primeira enfiada aparece o Fernando Vieira gritando. Claudioooo, Claudiooo, tá com dupla de escalada??? Vamos escalar!! rs. Respondi que estava sem dupla e que poderia escalar com ele. Me desencordei e desescalei até a base. Julio e a AP seguiram tocando. Na base ele me falou que havia chegado em Salinas 1 da madruga, tinha ido para a casa dele e perdeu a hora. Ele acordou as 6:20 e subiu correndo. Até colocou um tenis porque geralmente só anda descalço em Salinas haha. Mas isso também não é espanto pois ele já participou de prova de Ironman tirando 3º lugar no passado. É um mostrinho!
 
Quando ele abriu a mochila para meu espanto só havia levado 6 costuras e uma corda velha de 9.1 mm com cara já de 9.8. Nada de móveis, nem mosquetões, e nem mesmo magnesio (esse ele esqueceu mesmo rs). Por alguma razão achou que eu estaria levando o resto dos equipamentos rs. Gritamos lá para cima e pedimos para o Julio deixar pelo menos 2 costuras na parede para a gente pois ele havia trazido 16. Ele sacaneou dizendo que não ia deixar nada, mas com pena deixou essas duas mais ou menos na 4º enfiada. O nossa plano era ir escalando a francesa até a P8. Dobramos a corda ao meio para subirmos com 30 metros apenas reduzindo o atrito. Parti guiando com a idéia de tentar costurar a cada 25 metros para economizar. Rapidamente alcancei a AP e ainda aproveitei para roubar mais duas costuras do Julio no baudrier dela rs. O Julio decidiu tocar até a P8 então fui guiando alguns metros atrás da AP e nos encontramos todos na P8. Acho que levamos menos de 1 hora para escalar esses primeiros 8 esticões, e ainda sobrou uma costura das 10 rs
 
Da P8 em diante fomos revezendo os esticões. Passamos na frente do Julio e da AP na P9 quando o Fernando guiou a fenda de 6º sem usar nenhum móvel. A principio o Julio iria emprestar umas peças para a gente mas o Fernando decidiu ir sem nada. Apesar de não ser dificil, era minha primeira vez na Decadence e não sei se teria culhones para guiar aquilo sem peça nenhuma. O Fernando já conhecia a via, mas mesmo assim, mandou muiiiito de ter tocado sem proteger a fenda.
 
Peguei a 11º enfiada para guiar com um lancezinho chato pacass de 7a. Pelo menos eu achei! Quando cheguei no lance coloquei uma costura gigante de 1,2 m para reduzir o atrito, tentei, mas o @# apertou e voltei para colocar uma costura mais humana rs. O lance é obrigatório, delicado, de equilibrio e quando você tem que fazer a passada o grampo já está no pé. Se você cair bate numa rampinha em baixo e pode se machucar. Fiquei meio puto na hora pois esperava que fosse mais tranquilo. Cheguei na P11 e puxei o Fernando. Fiquei trocando uma idéia com o Portela que estava na leste e tinha acabado de sair da chaminé. Fernando chegou e com seu jeito frenetico ja saiu tocando para guiar a 12º enfiada. Essa enfiada é bem tranquila. Iniciei a guiada da 13º enfiada que começa com um lance de 5sup bem bacana e depois entra numa caneleta. Nessa hora fez falta um friend que se eu tivesse teria colocado. A entrada nessa canaleta é bem estranha e fica de jogando para fora, mas saiu de boa. Fiquei meio perdido nessa hora, acabei entrando na Mateus Arnaud e depois tive que dar uma desescaladinha para entrar na via novamente parando na P13 bem abaixo do crux de 7c.
 
O Fernando entrou guiando na 14º enfiada, o crux de 7c ou A0. Ele mais uma vez mandou bem, quase mandando o lance de 7c em livre, de primeira. Ficou devendo a última ou a penultima chapeleta do lance. O lance é bem tecnico, muito maneiro!! Ele me puxou e com corda de cima consegui mandar o 7c sem cair. Fiquei bem feliz porque ainda estava puto com o lance de 7a! Entrei guiando na 15º enfiada que transcorreu sem problemas, com um ou outro lance de 5º meio chatinho. Na P15 encontro novamente o Portela.Nesse ponto a Leste e a Decadence quase se encontram. Puxei o Mr. Frenético e ele chega e mais uma vez já parte alucinado para guiar a última enfiada, uma canaleta de 4sup, fácil, protegida em móvel. Claro que ele mais uma vez teve que fazer sem móvel. Quando a corda esticou parti e chegamos no cume as 12:45.
 
Levamos entre 3:50 e 4:10 minutos para fazer os 700 metros de via (não me recordo com precisão em que horario que começamos). Logo depois chegou no cume o Portela e a amiga ou cliente dele. Eles meteram o pé e ficamos mais ou menos 2 horas no cume esperando o Julio e a AP chegarem. No cume descobri que o frenetico do Fernando não tinha levado comida, apenas 500 ml de agua (que não vi ele beber até chegar no cume), não tinha levado lanterna e o agasalho dele era uma coisa muito velha da montcamp, parecia uma capa de chuva rs. Grande figura e muito bom escalador. 
 
Finalmente deu para relaxar  (comer e beber) porque quando chegava nas paradas guiando ou participando o Fernando já gritava de baixo, posso subir??? to pronto! kamon!! Não da para respirar rs. O dia estava maravilhoso e deu para dar uma boa curtida no visual!!
 
No domingo levei a Naiara para escalar no morro do gato, mas este relato deixo por conta dela!
 
 
Ps: No abrigo o Tartari me falou que fez a Decadance toda a francesa com o fernando a anos atrás em 2:20 minutos rs
 
 
--
Claudio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário